Nos siga nas redes sociais!

Quem Somos

Topo

História

Samaritanos é um grupo musical espírita de samba.

Antes mesmo da formação do grupo, todos nos envolvíamos com a música dentro do movimento espírita. Alguns de nós, inclusive, especificamente com o samba.

O encontro de todos, graças ao Polo VII da COMEERJ, principal encontro de juventudes do Rio de Janeiro, permitiu que descobríssemos essa afinidade e alimentou a vontade de nos reunir. Com o passar o tempo essa ideia foi ganhando forma e, após convites, conciliação de disponibilidades, ensaios e muita dedicação, realizamos o sonho de nos estabelecer como um grupo espírita de samba.

Nos formamos inicialmente com Anastácia Canto, Erick Machado, Grégory Canto, Lucas Nicholas, Renan Hubner e Renê Muniz. Em 2017, ganhamos dois novos integrantes: Luan Dias e Maurício Paixão.

Em 1º de setembro de 2018, lançamos o nosso primeiro CD, e após o lançamento, 2 amigos que participaram do show de lançamento como convidados se juntaram a nós em definitivo: Cloé Villar e Tami Lima.

Ainda em 2018, nosso amigo Luan Dias precisou sair do grupo, por motivos particulares. Mas ganhamos mais um reforço no coro: a Juliana Oliveira.

Por que samba?

Guardadas as devidas proporções, seria o mesmo que perguntar a Bob Marley por que o reggae, ou a Michael Jackson por que o pop.

Fazemos samba por afinidade cultural, gosto musical. E o fazemos no meio espírita pela firme convicção de que esse gênero tem a contribuir na veiculação de mensagens concordantes com a Doutrina Espírita, de uma forma que sensibiliza nossos corações e o de tantos outros.

O nome

Entre as várias opções de nomes levantadas, nos divertimos muito na escolha!

O nome "Samaritanos" prevaleceu devido à grande importância, na história do grupo, do Polo VII. Nomeado como “Samaria”, faz de nós muito felizes por sermos “samaritanos”.

Adicionalmente, as passagens de Jesus a respeito dessa cidade e seus habitantes nos parecem muito honrosas e significativas.

Repertório

Muito embora canções consagradas do movimento espírita mostrem-se belíssimas ao serem tocadas como samba, há grande carência de composições originalmente consagradas a esse gênero. Esse cenário nos convidou, mesmo antes da formação do grupo, à tarefa de composição. Assim sendo, nosso repertório é basicamente composto de canções de autoria de integrantes do grupo e amigos, embora esteja sempre aberto a releituras e bons sambas, do movimento espírita ou não.

Integrantes

Anastácia
Anastácia Canto
Vocalista

Espírita desde 2001, começou seu envolvimento com a música espírita na mocidade do Grupo Espírita Joana D'Arc e no Coral Espírita Bezerra de Menezes, em Vaz Lobo. Desde então integrou a banda Acústica do Ser e atua na diretoria e equipe de fotografia da Associação Musical Espírita Nova Arte. Frequenta hoje o grupo espírita Lar de Amor, no Humaitá.

Erick
Cloé Villar
Percussionista

Espirita de berço, frequenta o Centro Espírita Humildade e Amor, do 23° CEU/CEERJ, onde exerce o trabalho de evangelizadora e médium. Começou a frequentar o movimento espirita através do ENEFE até 2008, quando passou a ir à COMEERJ, onde atua na equipe de divulgação. Recebeu convite para fazer parte do Samaritanos após o lançamento do 1° CD, onde participou no coro e na percussão.

Erick
Erick Machado
Cavaquinista

Coordenador da Mocidade do Grupo Espírita Francisco de Assis, casa que frequenta desde o berço. Encontrou espaço para expressão do samba junto ao Movimento Espírita através de diversos encontros fortemente ligados à música. Destaca a CONMEL, encontro de jovens vinculado ao 17º CEU, e os polos II e VII de COMEERJ. Desde 2005 atua nesse meio, entre percussão, cavaco e composições. Além do envolvimento artístico, tem como interesse e atuação principal a área de Educação, em especial no trabalho com jovens.

Grégory
Grégory Canto
Flautista

Espírita desde 2000, começou a participar da Comeerj em 2003 e logo se envolveu com a equipe de música do evento, tocando violão, que vinha aprendendo na casa espírita mesmo. Participou do Coral Espírita Bezerra de Menezes como corista e regente, da banda Acústica do Ser como violonista, vocalista e flautista, e é um dos fundadores e ex-presidente da Associação Musical Espírita Nova Arte. Frequenta hoje o Centro Espírita Lar do Amor, no Humaitá.

Lucas
Lucas Nicholas
Percussionista

Frequenta o Centro Espírita Humildade e Amor do 23º CEU e participa de alguns trabalhos na sua casa, como a doutrinação em sala mediúnica e é um facilitador de estudos da Mocidade Espírita Gabriel Delanne. No movimento espírita faz parte equipe de estudos tanto na COMEERJ quanto no EMEI (Encontro de Mocidades Espíritas de Irajá), atua também no como membro da banda Bem-Aventurados.

Maurício
Maurício Paixão
Percussionista

Espírita desde 1993, sempre apreciou música, tocava violão em sua mocidade nos fins de semana, e na coneerj no período do carnaval. Em 2005 ingressou na banda Acústica do Ser, foi corista no Coral espírita Bezerra de Menezes no mesmo ano, e participou do lançamento do CD Agora é Tempo como baterista, de Renato e Cristina Pavani. Hoje frequenta o Tabernáculo espírita Paulo e Estevão, em Cordovil.

Renan
Renan Hubner
Violonista

Espírita desde 1997, começou a aprender violão dentro da casa espírita, em meados de 2003. Participante do Polo VII da Comeerj desde 2005, como integrante da equipe de música. Participou também do Coral Espírita Bezerra de Menezes. Atualmente, dedica-se às áreas de produção musical e sonorização da Associação Musical Espírita Nova Arte, da qual também é fundador.

Renan
Tami Lima
Percussionista

Espírita desde 2009, começou seu envolvimento com música espírita na Oficina de arte da União Espírita Fernandes Figueira e Bezerra de Menezes, em Todos os Santos. Após isso passou a frequentar a Oficina de Estudos da Arte Espírita, onde aprendeu a tocar percussão.